quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Força de vontade: acione o botão!

Achei essa matéria e decidi dividir com vocês! Muito boa!
Quem diria: a garra, a disciplina e a persistência para se transformar naquela garota que consegue tudo o que quer estão bem aí, dentro de você. Aprenda os três passos para ativar a sua determinação de uma vez por todas.

por Débora Lublinski
Tenho duas notícias para dar – uma boa, outra ruim. A má primeiro? Então, puxe uma cadeira e seja forte: infelizmente, força de vontade não está à venda. Não é encontrada em loja de produtos importados nem dá para comprá-la por telefone, no estilo das propagandas milagrosas. Quem dera fosse assim! Por isso, se você deseja realizar um sonho – afinar suas medidas, manter uma rotina de exercícios para nocautear a flacidez ou conquistar aquele emprego espetacular -, isso depende só, única e exclusivamente de você! “Não dá para ser emagrecida pelo regime da moda nem ser transformada pelo endocrinologista famoso. Eles até mostram o caminho, são coadjuvantes, mas quem quer alguma coisa tem de protagonizar um papel ativo e colocar a mão na massa!”, avisa Marco Antonio de Tommaso, psicólogo e consultor do fórum Clube da Gordinha do site de BOA FORMA.
Agora vamos as boas novas, pois elas são bem mais acolhedoras: todo mundo nasce com determinação de sobra. Essa característica não é apenas um dom de algumas pessoas cheias de sorte. Só que a gente vai perdendo a capacidade de acreditar em nós mesmas ao longo da vida por conta das frustrações naturais que sempre acontecem e do desânimo que elas causam. Isso acaba rendendo um discurso muito pouco construtivo, que vem acompanhado pelo baixo-astral: “Eu não vou conseguir”; “Não vai dar certo”; “Eu não sei fazer”… Por isso, antes de entoar aos quatro cantos do mundo que não tem força de vontade para nada, saiba a opinião de Fátima Martelli, psicóloga da Hexel, empresa de São Paulo que presta consultoria na contratação de funcionários. “O ser humano tem flexibilidade e capacidade de aprendizado para levar adiante todos os seus projetos. Disciplina, paciência e persistência são competências que podem, sim, ser estimuladas”, afirma. E é isso o que você vai descobrir aqui seguindo os três passos fundamentais para ativar a força de vontade que já existe dentro de você.
Passo 1 - Aprenda a respeitar o tempo

Você precisa marcar um encontro com uma amiga, manda um mensagem via messenger e, pronto, o recado está dado em questão de segundos. Se fosse por telefone, também não demoraria mais do que isso. Um outro exemplo: se a fome bate, basta colocar uma lasanha no microondas para devorá-la em cerca de três minutinhos. “Vivemos numa época de alta velocidade e, por isso, queremos resultados rápidos, quase instantâneos”, diz Mário Sérgio Cortella, professor da Pontíficia Universidade Católica (PUC). Como é assim que a vida moderna acontece, o que demora um pouco mais causa impaciência ou frustração – e isso dá a sensação de incapacidade ou de que você não tem força de vontade suficiente para cumprir tal tarefa. Não é à toa que muitas mulheres recorrem a uma cirurgia plástica para modelar o corpo em vez de suar a camiseta na academia. Só que nem tudo funciona assim (emagrecer inclusive!). “Querer tudo agora, neste exato instante, impede o amadurecimento da noção de processo, de evolução. Atingir qualquer objetivo requer planejamento, cumprimento de etapas, avaliação do que foi realizado, reflexão e retomada”, explica. Vá com calma e estabeleça metas passo a passo, pois é impossível chegar ao final do percurso sem percorrer antes o caminho todo.
Passo 2 - Substitua sacrifício por prazer

Só de falar em força de vontade, já dá a idéia de que o projeto é muito difícil de ser levado adiante. Você imagina que terá de fazer um esforço sobrenatural para conquistar um sonho antes mesmo de ter tentado! Sabe criança que diz não gostar de chuchu sem nunca ter provado o vegetal? Para não cair na cilada do medo do desconhecido, tire proveito do poder das palavras e substitua pensamentos negativos por positivos. “A maior motivação está no prazer. Quando você entende que determinada ação é para o seu próprio bem fica mais fácil sustentá-la”, sugere Patrícia Vieira de Andrade, master em neurolingüística e pós-graduada em neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por isso, troque o termo força de vontade por boa vontade ­- simplesmente você a favor do seu desejo. No lugar de lembrar do esforço de ter de passar creme anti-rugas no rosto toda noite, pense no cuidado e no carinho com a pele. Se tiver que fazer o sacrifício de cortar as delícias do cardápio, antecipe o prazer em ter um corpo mais bonito.
Passo 3 - Celebre as pequenas conquistas

Você decidiu radicalizar e na primeira semana de zíper na boca tudo correu às mil maravilhas. Só que depois de algum tempo, aquele pique inicial se transformou em puro fogo de palha e foi sumindo, sumindo, sumindo… Por maior que seja a disciplina, não há quem agüente perseguir uma meta irreal. Convenhamos, quem faz o tipo violão jamais terá as pernas finas de uma top model e persistir nessa batalha vai apenas gerar uma falsa sensação de fracasso. Nesse caso, ajustar o sonho à sua realidade é providência primordial para o seu projeto dar certo. Outra medida importantíssima para não perder a motivação pelo meio do caminho é celebrar cada etapa conquistada. Em vez de voltar a atenção para o que deu errado, compute o seu sucesso: faça um bolinha azul na agenda no dia que recusou a sobremesa ou bateu ponto na aula de localizada. No final do mês, uma seqüência de páginas marcadas em azul é o estímulo que você precisava para conquistar mais uma etapa. Nem todo dia foi nota 10? Tudo bem, força de vontade não significa invulnerabilidade. Tropeçou, levante, pois com o erro você tem a chance de aprender e fazer novamente do jeito certo.
Sem medo de arriscar

“Quando saí do interior para morar em São Paulo, tinha um objetivo claro: cursar a faculdade de fisioterapia e ser uma ótima profissional. Morei nos fundos da casa de parentes, chorei de saudades da família, gastei muita sola de sapato atrás de um emprego para pagar gastos com alimentação e transporte. Diante de tantos problemas, a ansiedade e a tristeza quase tomaram conta da minha vontade de vencer. Com esse turbilhão de emoções acontecendo, também pulei dos 57 para os 70 quilos. Nenhuma roupa me servia e, por isso, ficava em casa, sem conhecer amigos nem lugares novos. Minha mãe chegou até a me dizer para jogar tudo para o alto e voltar para casa. Que decepção! Desistir de tudo o que sempre quis? Foi nesse momento que acordei – percebi que para dar um grande passo é preciso superar o medo, enfrentar os desafios e arcar com as conseqüências. Resolvi aceitar a sugestão da minha tia de prestar um concurso na polícia militar. Com a nova função, passei a me exercitar duas vezes por semana na academia da corporação. Corria e fazia um circuito com abdominais e flexões de braço. Nos finais de semana, caminhava perto de casa. Aos poucos, voltei ao meu peso e tive que trocar a numeração da minha farda. Amadureci muito nesse período e aprendi que enfrentar obstáculos é natural para quem, como eu, está disposto a mudar o rumo da vida ..Raquel Pelichek da Silva, 21 anos, estudante de fisioterapia.”

25 comentários:

  1. Adorei seu blog, já estou seguindo. Se gostar poderia seguir de volta?http://sorriso-espontaneo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Obrigada pela visita! Que bom que gostou!
      Já estou indo para o seu cantinho. Vou deixar um recadinho por lá.
      Beijos

      Excluir
  2. ÓI, POlly querida !
    Vim te conhecer e agradecer pela visitinha tão gostosa lá no meu bloguito! Muito obrigada, viu?
    Adorei tudo por aqui! Seu blog é muito fofo e ameiiii este post, até imprimi, pois estou precisando emagrecer 10 kgs e não tô conseguindo..rsrsrsrs...pura falta de vontade, amiga...rsrsrsrs
    Querida, estou te seguindo pra gente sempre se ver e vou linkar seu blog lá no meu, posso?

    Um beijão cheio de carinho pra vc !
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Que bom que gostou, faço com carinho tudo por aqui!
      Logico que pode sim, já vou linkar o seu por aqui tbm!
      Tbm preciso emagrecer e já estou lendo quase todos os dias isso ae! kkkkkkk
      Mas valeu mesmo pela visita!
      Estarei sempre lá no seu cantinho...
      Beijokaas

      Excluir
  3. Olá Polly ,muito bom este post!
    Agradeço a visitinha lá em casa,estou te seguindo...
    Bjs
    Ju
    Www.acasadetododia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Polly, parabéns teu blog é muito gostoso de ler e ver. Cheguei aqui por acaso, mas me encantei tanto que já estou seguindo. Quando der uma folguinha val lá me visitar, serás recebida com muito carinho. Abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Agradeço muito os elogios..abrigada mesmo!!
      E adorei vc ter passado por aqui...Venha sempre..será sempre vem vinda por aqui.
      Vou passar lá no seu cantinho tbm com certeza!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Polly tudo bem? Obrigada pela sua visita ao meu blog fiquei muito feliz!! Eu amei o seu blog, super legal, vou seguí-la!! Bjks e apareça sempre que quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Sempre estarei lá no seu cantinho..e vc será sempre bem vinda por aqui..com certeza. Beijos.

      Excluir
  6. Olá...te achei no blogeiras unidas e to te seguindo...passa no meu blog que to começando e me segue também... beijos
    noivasemtpm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog. Já estou seguindo!
      Estarei sempre por lá, vendo as novidades.
      Espero você por aqui!
      beijos

      Excluir
  7. Ótimo texto, estou precisando muito de força de vontade e tem horas que realmente bate um desanimo, mas essas dicas foram bem legais, principalmente a de respeitar o tempo ! Já virei sua seguidora,sou blogueira unida n 987, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
    http://www.aprendizdecabeleireira.com/2012/01/sorteio-de-um-kit-red-da-fator-5.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene..
      Obrigada pela visita..adorei!
      Adorei seu blog tbm! Estou seguindo lá já..
      Beijos..volte sempre!!

      Excluir
  8. Ola!
    Faço parte do Blogueiras Unidas e vim aqui te visitar...
    Meu numero é o 908. Seu blog está muito lindoo!!
    Já estou te seguindo...
    Espero sua visitinha no meu blog! Ficarei muito feliz em te receber lá!

    Passa lá e segue tb??
    http://www.lucasartedigital.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas.
      Obrigadissimaaa pela visita e por seguir!
      Já estou indo lá no seu agorinha mesmo...
      Beijos

      Excluir
  9. Oi amiga, sou blogueira unida número 1.290, vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo, parabéns pelo seu trabalho, sempre que puder estarei passando por aqui, ficarei muito feliz em recebê-la no meu cantinho, trabalho com artesanato em Eva.

    valartesdigitais.blogspot.com

    Bjs da Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val
      Agradeço muuuito a visita e por seguir!
      Já estou te seguindo tbm! Adorei seu blog...
      Bjos volte sempre.

      Excluir
  10. Olá me chamo Luciana faço parte das BU minha identificação é 26, grupo (4) estou passando para conhecer as novas blogueiras, já estou te seguindo e terei o maior prazer em te-la como seguidora do meu blog. Que Deus te abençoe, te espero no meu cantinho:
    http://trabalhosemevadalu.blogspot.com/
    Beijos fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana.
      Obrigadíssima pela visita e por seguir.
      Já estou indo passar la no seu cantinho agora mesmo.
      Quero ver vc sempre por aqui ;)
      Bjos

      Excluir
  11. Olá, querida! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo!
    Aproveito p te convidar a conhecer o Vou-de-Blog (sou os números 1040 e 1041 nas Blogueiras Unidas) e a participar do sorteio q estou promovendo em parceria c o blog Território das Garotas: http://voudeblog-promos.blogspot.com/2012/01/sorteio-em-parceria-com-o-blog.html

    Bjinhos.
    Lu
    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana...
      Adorei seu blog.
      Já estou seguindo!
      Espero vc sempre por aqui...será sempre bem vinda.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi td bem?
    Tb sou das blogueiras unidas n°1124 e já estou seguindo.
    Venha visitar o meu cantinho e seguir tb
    http://maosdemocas.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jô..
      Adorei vc ter passado por aqui e seguir..Obrigadaaa!
      Visitei seu cantinho e adorei! Já estou te seguindo.
      Bjo, espero vc por aqui sempre..

      Excluir
  13. muito legal o post!!!amei!!!eu tambem faço parte das blogueiras unidas n°1572 e ja estou te seguindo!!segue tambem??

    bjão*-*

    http://gaarota-independente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia..
      Adorei vc por aqui.
      Já passei por lá e já estou seguindo!
      Beijos volte sempreee...

      Excluir

Você pode gostar também: